Aumentando suas notas escolares

Já estamos no segundo semestre, e o boletim de muitos deve estar péssimo (exemplo: o meu). Então, desde o final do semestre passado decidi fazer de vez o que já deveria ter feito no começo do ano e compartilhar com vocês.
Pode ser até que você vá pra recuperação de qualquer jeito. Mas quanto maiores forem as próximas notas que você tirar, menos é o que você vai precisar tirar na recuperação e menor é a sua preocupação em  repetir de ano e ficar numa sala de gente que você não conhece, ver os mesmo assuntos que você deve ter achado chato nesse ano e, no caso dos terceiranistas, possivelmente ver seus amigos irem pra faculdade enquanto você fica lá.

Se você quase nunca estuda: esqueça sessão da tarde, novela, a janela do vizinho, academia, Facebook, tirar foto e comida por pelo menos duas horas. Tente estudar de segunda a sexta. É até saudável deixar o final de semana para fazer outras coisas. Dê uma pausa de meia em meia hora ou de uma em uma hora.

Se você estuda muito, tem dificuldade de aprendizado, de concentração: Tem que ir num especialista, ele vai te indicar o melhor jeito de diminuir essa dificuldade. Mas enquanto você não vai, divida bem o tempo pra cada matéria, mas dê prioridade às que você tem mais dificuldade e que mais precisa aumentar a nota. E tem que fazer umas pausas, de meia em meia hora ou de uma em uma hora. Porque depois desse longo tempo estudando, a mente se cansa e você vai passar muito mais tempo tentando entender uma mesma coisa que se tivesse dado uma pausa, conversado um pouco com alguém ou visse o Facebook (por 5 minutos, por favor não exceda) e voltasse e entendesse aquilo de vez.

Mas vale ressaltar que não é estudar como se fosse para uma prova. É somente revisar o que foi ensinado na escola naquele mesmo dia ou em dias anteriores, como ler o que tem no livro/apostila/anotações, fazer a tarefa (se não for obrigatório fazer todas as questões, então não faça todas. Eu só faço algumas, geralmente as mais difíceis e não tão parecidas. É melhor não fazer todas se seu tempo é curto). É algo bem descompromissado, sem aquela tensão das provas.

No começo, não precisa ser as duas horas exatamente. Por você estar se adaptando a um método, pode ir aumentando a carga horária com o tempo, até chegar ao que você realmente precisa. Combine com você mesmo (ajuda se você escrever num papel e deixar este visível) de estudar uma hora no primeiro dia, uma e 25 minutos no segundo, uma e meia no terceiro, e assim vai aumentando. Só uns minutos não vão fazer tanta diferença. Mas não pode ficar olhando o relógio direto, porque causa impaciência e desconcentração.

Não adianta você tirar notas boas se não está saudável. Se você adoecer, vai perder aula, e isso pode te prejudicar. Então faça atividade física nem que seja uma hora, três vezes por semana, durma no mínimo sete horas e meia por dia para não correr o risco de dormir na aula ou não se concentrar devidamente. Mantenha a alimentação balanceada. Uma dica pras meninas que não querem sair de casa pra se exercitar: Clica aqui

É isso, linditos. Boa noite =)








Instagram, Twitter:  @iasminsantiago

Outros links:   |    Other links:

Nenhum comentário:

Postar um comentário